Político e militar, nascido na Venezuela, no final do sec. XVI lutou e conseguiu a proclamação a independência da Venezuela no dia 5 de Julho de 1811, com a ajuda dos partidários do novo estado.
Formado militante, lutou contra a monarquia, mas infelizmente foi derrotado, onde se refugiou em Cartagena das Índias,fazendo o seu primeiro escrito mais importante, o manifesto de cartagena. Ele não desistindo, iniciou uma outra campanha com a segundaa segunda proclamação da republica, e mais uma vez as tropas monarcas acabaram se impondo.
Continuando sua luta pela libertação da America, entrou em confronto atacando desta vez a partir das terras de Nova Granada, que hoje se formou a Colômbia, e situando um quartel general em argestura, onde em 1819 um congresso aprovou a lei fundamental da Grã-Colômbia,com êxitos em sua s campanhas militares conseguindo a libertação da Colômbia depois de uma batalha chamada de boyacá.
Logo após a libertação da Colômbia, a luta foi para a libertação do seu país de origem, a Venezuela, que conseguiu a libertação no ano de 1821, e aproveitando suas campanhas militares lutou libertando também o Equador.
Logo após esse feito, libertação do equador, ele já recebia o titulo de “ o libertador”, onde com um aliado argentino chamado San Martin, reuniu-se em guaraquiu para discutir a libertação do Peru, que também não teve êxito com a intervenção da monarquia.
Travando suas ultimas batalhas, terminou o seu sonho De libertação e unificação da America, com a libertação do Alto do Peru, que em honra a esse grande libertador, se passou a chamar República Bolívar (não sei Bolívia).
Simon Bolívar, foi o primeiro homem a destacar entre os revolucionários sul-americanos, para a libertação de suas terras, e morrendo como homem e todo revolucionário de verdade, pobre e solitário.
Hélio Lima Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário