sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ho Chi Minh


Desde o começo de nossa história (humanidade), sempre houve luta de classes, onde os grandes proprietários de terra, aproveitavam, excluíam,ou escravizavam os menos favorecidos monetariamente da sociedade. Mas, sempre houve grandes homens que se rebelaram e ficaram contra essa política draconiana da elite, mas infelizmente pelo que se vê a história nunca foi justa com povo, este que sempre levou desvantagem, porem poucos desses grandes homens que se revoltaram contra essa sociedade e essa política, ficaram em destaque na história.
O que procuro falar aqui é de apenas um, que a história não conseguiu apagar, tanto pelo seu tempo (onde já podia escrever tudo), quanto pelo que ele fez para ajudar o povo vietnamita. O nome dele é Ho Chi Minh.
Nascido no Vietnam no final do sec. XIX, onde seu país era colonizado pela França, que tinha uma política imperialista. De origem humilde, cozinheiro viajando em um navio mercante francês, estabelece-se nesse país, onde ele vive um bom tempo estudando, até que ele entra no partido comunista francês. Após ter se filiado nesse partido, foi até China onde ajudou participando na revolução nacionalista chinesa, onde ele sendo perseguido teve que voltar ao seu país de origem, juntando-se com outros revolucionários, organizando força contra o colonialismo Frances.
Mas como já foi dito, a historia nunca foi justa com o povo, onde com a ajuda dos revolucionários vietnamita, e o armamento americano ele conseguiu se livrar dos colonialismo Frances, porem os americanos não os ajudaram com boa intenção, pois pretendiam ficar no lugar da França e  também explorar seu povo. Agora contra os americanos, que queriam instalar o capitalismo sobre o Vietnam, teriam que começar uma nova revolução. Onde Ho Chi Minh declarou a seguinte expressão pra impressa: “tinha-se dado apenas duas  alternativas ao Vietnam; escravização aos EUA ou a vitoria, não temos escolha.” Infelizmente Ho Chi Minh não consegue ver a vitoria do Vietnam, pois morre de ataque cardíaco em 1969, e após sete anos da sua morte que o Vietnam consegue se libertar, formando a República Socialista do Vietnam.  
Dioleno Aparecido Pereira Lessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário