· Em 1964 aconteceu no Brasil o golpe militar, nesse período é importante citar o contexto histórico: várias greves, manifestações sociais, crescimento da ideologia comunista.
· O capital estrangeiro e os estados unidos se sentiam ameaçados em meio a estes fatos; acontece o golpe militar e começa um triste período da sociedade brasileira.
· Surge nesse período vários revolucionários que não vêm alternativas senão a luta armada.
· Carlos Lamarca mostra que tudo influencia e nada determina. Capitão do exercito, abandonou o lado opressor para ficar do lado dos oprimidos: o povo.
· Integrante da vanguarda popular revolucionário, ajuda a promover vários assaltos a bancos para financiar a luta armada, e a participação que seqüestrou o embaixador da suíça, para trocar com revolucionários que estavam presos, em condição desumanas, onde a tortura era prática normal.
· Como todo grande home que escolhe defender o povo, pagou um preço alto por isso, abrindo mão da família e entrar numa luta desigual.
· Sem se omitir, Carlos Lamarca foi até o fim com seus idéias, quando viu a luta armada na cidade estava quase impossível , tentou participar da guerrilha no campesinato apo lado do seu grande companheiro conhecido como Zequinha, foi continuar a luta na Bahia, onde sofreu devido as condições precárias passou fome e enfrentou doenças. Mesmo assim foi até o final com sua ideologia.
· Em 1971, morreu assassinado na Bahia, pelos agentes opressores do governo, deixando a todos nós um exemplo de dignidade, e de luta por um mundo melhor.
MANOEL MARQUES DA COSTA NETO
Nenhum comentário:
Postar um comentário